The International Fact-Checking Network introduces a Portuguese version of its WhatsApp chatbot

Category: Fact-Checking,IFCN

The International Fact-Checking Network is adding a fourth language to its WhatsApp Chatbot — Portuguese. The global alliance of over 90 fact-checking organizations housed at the Poynter Institute has previously launched versions of the free tool in Spanish, Hindi, and English.

The chatbot was first launched in May 4, with WhatsApp’s support, in response to the COVID-19 infodemic. It connects users to the fact-checking expertise of the CoronaVirusFacts Alliance, which since Jan. 24 has compiled over 8,000 fact-checks in over 40 languages from fact-checking organizations in more than 70 countries. The Portuguese version will initially have access to 2,200 of those fact-checks managed by The Rio Institute of Technology and Society (ITS Rio).

In Brazil, the world’s most populous Portuguese-speaking country, over half of the country’s 216 million people use WhatsApp. By texting “oi” or “olá” (“hi” in Portuguese) to +1 (727) 291-2606, any Portuguese speaking WhatsApp user can easily access quality-verified information about the pandemic, and protect themselves from misinformation. They can also use the direct link: https://poy.nu/ifcnchatbotPT.

Users are directed to a numeric menu, where they can search for fact-checks by keyword, read the latest fact-checks, get tips about how to detect misinformation, and connect with local fact-checking organizations. You can see a demonstration here.

Read the press release in Portuguese:

A International Fact-checking Network (IFCN), aliança global que reúne, no Poynter Institute, mais de 90 organizações que se dedicam à verificação de fatos, lança nesta terça-feira (4), a versão em português de seu chatbot para WhatsApp. O chatbot da IFCN foi desenvolvido para enfrentar o desafio da desinformação, especialmente durante a pandemia da COVID-19, e busca aproximar os cidadãos dos checadores de fatos independentes.

O sistema já está disponível em mais de 70 países, por meio das versões em inglês, espanhol e hindi. Agora, a ferramenta que se conecta ao maior banco de dados de checagens feitas sobre o novo coronavírus chega ao Brasil e a Portugal numa versão lusófona que dispõe de um menu de navegação numérico, de fácil utilização.

Pelo chatbot da IFCN, usuários do WhatsApp podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como “falsas”, “parcialmente falsas”, “enganosas” ou “sem evidência” por verificadores profissionais. Podem consultar as últimas checagens feitas e fazer buscas em acervo, usando palavras-chave.

Desde janeiro, quase cem organizações que se dedicam ao fact-checking em todo o mundo já identificaram mais de 8 mil boatos relacionados ao novo coronavírus circulando em ao menos 74 países. Todas essas checagens integram o banco de dados da aliança CoronaVirusFacts, que é atualizado diariamente pela IFCN para que os usuários dos chatbots possam navegar e seguir bem informados sobre a pandemia.

Na versão em português, os usuários do chatbot terão acesso a verificações publicadas por organizações que atuam no Brasil e em Portugal. Também verão sinopses – em português – de checagens de interesse internacional que foram publicadas por organizações que trabalham em língua espanhola.

Veja aqui como funciona

O chatbot da IFCN fornece ainda um diretório mundial das organizações checadoras. O sistema identifica o país do usuário do chatbot por meio do número do celular que ele usa para se conectar ao aplicativo e, a partir dessa informação, fornece uma lista com o nome e o site das organizações que fazem fact-checking perto dele(a). O usuário é, então, encorajado a entrar em contato direto com a entidade e acompanhar o trabalho dos checadores de seu entorno.

O chatbot da IFCN é gratuito. Para interagir com ele, basta salvar o número +1 (727) 291 2606 na agenda de contatos do telefone e enviar a palavra ‘oi’ ou ‘olá’ para iniciar a conversa em português. Outra opção é recorrer diretamente ao link: https://poy.nu/ifcnchatbotPT.

A versão em português do chatbot é um projeto da IFCN com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).